Como ser uma pessoa mais organizada: Dicas de Produtividade

À seguir você vai ver alguns princípios que eu levo em conta quando decido tomar pra mim mesmo que quero organizar alguma coisa.

Use a Ferramenta Certa e Foque Nela

Já dei dicas e exemplos de como uso ferramentas para facilitar o meu dia a dia. Por exemplo, tenho algumas músicas guardadas no meu OneDrive e YouTube mas é a minoria e sempre que eu posso to tentando levar para o Spotify se a música existe lá.
Se eu quero escutar música eu não preciso abrir o YouTube, ou olhar o OneDrive, ou olhar o Spotify, ou o SoundCloud. Eu escolho UMA PLATAFORMA e uso ela sempre pra ouvir música.
Como eu disse, talvez você não queira baixar uma música específica, talvez uma música você queira baixar para guardar para sempre. O importante é tentar centralizar a maior parte ou um grupo em um lugar só, com um objetivo em mente.

Mesmo que o vídeo seja do YouTube, se você decidiu que tudo que é de estudos você vai por no OneNote, só use o OneNote.
No momento eu tô migrando porque antes eu não tinha pensado nisso e tem sido bem melhor. Então sempre que quero estudar, só abro o meu OneNote, não preciso abrir o meu YouTube, ou o meu Google Keep.

Seja Direto no Título

Faz parte de organizar, e é tão difícil quanto organizar. Realmente, é difícil dar nome as coisas. Tente dar um nome que você bata o olho e saiba o que você vai encontrar lá dentro, um nome que seja fácil de pesquisar e que seja conciso.

Atualize Com Frequência

Não precisa se pressionar a ponto de se sentir um maníaco por ter que ficar caçando a playlist certa pra colocar aquele vídeo, se você gostou muito do vídeo e você sabe que quer guardar mas não sabe onde, não precisa organizar necessariamente agora.
Se preferir pode organizar com calma depois, decidindo se vai colocar no OneNote para usar como estudos ou em uma playlist do YouTube para reproduzir depois, ou se você é professor e precisa baixar para mostrar para os seus alunos em aula você tem diversas alternativas.
Vou dar alguns exemplos do que eu faço em uma situação assim para ajudar com uma luz.
– Se você precisasse adicionar uma observação poderia usar o Google Keep e decidir onde colocar ou o que fazer depois;
– Se não precisa e você vai colocar na mesma plataforma, coloque no “Assistir mais tarde” como tem no YouTube ou em uma playlist com o título “Sem Categoria (Separar Depois)”.

Facilite Para Você

Afinal, esse é o principal objetivo de organizar. Reduzir estresse futuro repetitivo e deixar tudo mais rápido e acessível.

Inclusive, se você tem como terceirizar uma ferramenta para fazer parte do trabalho que você precisa fazer, use! Não reinvente a roda. Me pego várias vezes fazendo isso, mas se você quer resultado logo e já quer começar utilizando, use uma ferramenta que já existe para fazer parte do trabalho que você precisa.

Por exemplo, eu pensei em criar uma planilha do Excel ou um banco de dados para guardar alguns dados estruturados para mídias que eu consumia, como séries, vídeos e jogos.

Eu passei a usar o Notion e foi muito mais fácil! Arquivos em nuvem, seguros e disponíveis à qualquer momento e com dados estruturados da forma que eu queria. Infelizmente não posso compartilhar com os meus amigos que nem eu queria mas é o preço que tenho que pagar em decorrer do tempo.

Então se puder usar uma ferramenta que já exista, use!

Lembre-se, seja conciso e mantenha relevante.

Se você tem outras dicas legais compartilhe aqui com a gente aqui em baixo!


Publicado

em

por

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *